domingo, 1 de agosto de 2010

A Tempestade do Século (Storm of the Century) - 1999

Sinopse: Andre Linoge (Colm Feore), um forasteiro bastante estranho, chega na pequena cidade de Little Tall e cria pânico e morte entre os moradores.

Direção: Craig R. Baxley

Elenco: Tim Daly
Colm Feore
Debrah Farentino
Soo Garay
Steve Rankin







 
 
Download

720 p (7,9GB - Legendado) >> Magnet Link

720p ( 2,6GB - Dublado) >> Magnet Link
 

Comentário: Infelizmente, esse filme é dependente de um contexto temporal: nostálgico para quem o viu logo depois que foi lançado, com sua capa enigmática (não essa), em VHS, naquelas fitas duplas com lateral imponente, que acabavam inevitavelmente criando expectativas altas. E naquele contexto, especialmente se coincidisse com a infância/adolescência do espectador, é que surpreendia e chocava, com um final inesquecível (esse, também, possivelmente funcional praquele contexto). 
Particularmente, foi um erro revê-lo recentemente. A história permanece intacta com sua premissa e desenvolvimento instigantes. O problema é o ritmo, cacete, parece um filme do Villeneuve. As coisas se arrastam de um jeito errado, desde a movimentação/ação/ reação de personagens, até a montagem esticada para adequar no formato minissérie. Alguém poderia ter se prestado em fazer uma versão reduzida, que caberia certamente nuns 120 minutos tranquilamente — ou numas três horas, rs.
Mas, de novo, há coisas louváveis, principalmente a ambientação da ilha, a ideia de isolá-la ainda mais em meio à nevasca e concentrar tudo isso na presença sobrenatural de um personagem que se expõe desde o início e não depende de aparições esporádicas e impactantes. O vilão realmente convence, pelo casting certeiro, sua postura confiante e sugestivamente ancestral. 
Muitos quando elogiaram a ótima série Midnight Mass, do Mike Flanagan, exaltaram os elementos Stephen Kingianos. Storm of the century talvez seja um dos melhores comparativos, nesse sentido, embora seja substancialmente inferior à Midnight Mass.
Sobre o final, não sei se continua contundente (lógico que impossível resgatar a primeira assistida, mas enfim), pois decidi investir na experiência nostálgica no melhor estilo arrombado e rever em VHS. Cheguei apenas ao início da segunda fita, mas só porque um mofo majestoso se apoderou do negócio. Mas o detalhe é que não fiz questão de baixar para ver o resto. Isso diz muito (obrigado mofo). Mas, sabendo que vocês certamente não têm nada de relevante pra fazer, vale interromper aquela maratona contínua de punhetas (e deixar a mãe abrir a janela do quarto pra arejar e dispersar esse cheiro azedo) e degustar as belas 4 horas e tantas de Tempestade do Século.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.