terça-feira, 26 de abril de 2011

Síndrome de Ebola (Yi boh lai beng duk) - 1996

Sinopse: Kai, um sociopata irrecuperável, foge para a África do Sul após assassinar cruelmente o patrão e seus familiares. Na África, encobre seus passado criminoso assumindo outra identidade e trabalhando em um restaurante chinês. Os problemas recomeçam quando Kai estupra uma mulher portadora do vírus ebola. Desconhecendo estar infectado ele espalha a doença através de seus fluídos corporais. Enquanto a cidade entra em pânico, Kai recomeça um novo ciclo de horror, envolvendo assassinatos, estupros e canibalismo.

Direção: Herman Yau

Elenco: Anthony Wong 
Chau-Sang
Yeung Ming Wan
Miu-Ying Chan



Download:
 
 
 


Comentário: Embora dotado de uma filhadaputice ímpar, é difícil não simpatizar com o personagem Kai, extremamente bem interpretado pelo grande ator Anthony Wong; em toda sua mistura de psicopatia e irreverência transforma até mesmo uma cena de estupro - à uma mulher tendo convulsão, diga-se - seguido de esmagamento de cabeça com uma pedra, em algo engraçado. É o cinema oriental sempre encantando e alimentando as mentes puras e inocentes desse mundão de Deus.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Viy, o Espírito do Mal (Вий) - 1967


Sinopse: O estudante de teologia Khoma Brutus vive uma situação inusitada quando é chamado para orar durante três noites pela alma de uma rica moça de um pobre vilarejo, morta em circunstâncias violentas. No entanto, trata-se de uma bruxa sedenta de vingança, que invocará lobisomens, vampiros e outras criaturas do inferno para atormentar a vida do pobre discípulo.

Direção: Georgi Kropachyov, Konstantin Yershov

Elenco: Leonid Kuravlyov
Natalya Varley
Nikolai Kutuzov






Download:




Comentário: Algo que surpreende bastante em Viy é, sem dúvidas, os efeitos especiais, considerando que se trata de uma produção soviética sessentista. As atuações são hilárias, aliás, o filme se divide bem entre a comédia e o terror, como nos momentos finais, que são de uma qualidade técnica notável, note os movimentos de câmera e como os diretores exploram os cenários nas tomadas mais complexas. Viy, baseado em um conto do Gogól adaptado infindáveis vezes (tanto Corman quanto Bava já fizeram suas versões) tem vários elementos do cinema fantástico: uma bruxa, um vilarejo, um demônio, criaturas que saem da parede, caveiras. A construção de clima também é bacana. É um filme curto, mas curioso e bem feito. Vale a pena conferir uma das não tão comuns investidas soviéticas - aqueles comunistas materialistas que não acreditam no além! - no gênero fantasia.

domingo, 17 de abril de 2011

Hardware: O Destruidor do Futuro (Hardware) - 1990

Sinopse: Dentro do seu apartamento, que é uma verdadeira fortaleza, a escultora Jill transforma o crânio de um robô numa obra de arte. Mas o crânio cibernético, pintado com a bandeira americana e encontrado no deserto por um andarilho, tem nome e função. Trata-se de Mark 13, arma secreta desenvolvida pelos militares para controlar a caótica situação do planeta. Durante a noite, Mark 13 usa seus poderes cibernéticos para se auto-reparar e cumprir uma programação diabólica: matar todos os seres humanos impiedosamente.

Direção: Richard Stanley

Elenco: Dylan McDermott
Stacey Travis
Iggy Pop
John Lynch
Lemmy



Download:

Magnet (Br-rip, 1,52Gb)

Legenda PT-BR
 

Comentário: Em primeiro lugar, esqueçam o subtítulo brasileiro. "Hardware" é um filme de orçamento baixíssimo com grandes doses de originalidade que acabam compensando o investimento ordinário. Richard Stanley soube aproveitar o que tinha em mãos e não poupou talento na escolha da trilha sonora e principalmente da fotografia, que é um dos grandes destaques do filme. Todo em tons avermelhados, "Hardware" se passa numa Terra pós-apocalíptica, provavelmente consequência de uma guerra atômica, num cenário caótico e lastimável. Situação perfeita pro desenvolvimento da história! Os efeitos especiais fazem jus ao orçamento de US$ 1.500.000, embora não exceda suas limitações. Somado a todo esse colírio cyberpunk, tem ainda grandes e deliciosas cenas de extrema violência que só impulsionam o espectador a continuar conferindo essa singela, mas não ingênua obra do esquecido realizador. E pra você que além de sádico é metaleiro, tem ainda Iggy Pop e Lemmy no elenco, e bandas como Mötorhead e Ministry na trilha sonora, mesclando com o instrumental de Simon Boswell.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Onibaba - A Mulher do Demônio (Onibaba) - 1964


Sinopse: Esperando o filho que está na guerra, uma mulher e sua nora sobrevivem em uma aldeia através de tocaias que armam para alguns soldados, matando-os e vendendo seus pertences. Com a morte do filho, a mãe põe em prática um plano diabólico para manter a companhia de sua nora.

Direção: Kaneto Shindô

Elenco: Nobuko Otowa
Jitsuko Yoshimura
Kei Satô








Download:

 
Legenda PT-BR


Comentário: O cultuado diretor Kaneto Shindô deixou na sua filmografia uma pérola oriental bem peculiar. O filme trata de uma famosa lenda japonesa e insere como pano de fundo o conturbado período Sengoku, onde dominam a hostilidade e a escassez de alimento. As poucas pessoas que conseguiram se esconder passam a saquear samurais e trocar seus equipamentos por comida. E é nesse ambiente que surge um conflito entre as duas personagens principais, nora e sogra, quando um soldado amigo de familia que acabou de retornar da guerra se interessa pela nora, que passa a visitá-lo na sua cabana com frequência. Com medo de perder a companhia da jovem moça e também por uma ponta de inveja, a sogra decide assustá-la se fantasiando de um terrível demônio... O porém é que essa brincadeira acaba causando muita dor de cabeça [trocadilho imbecil, quem assistir entenderá]... Resumos á parte, aí está um clássico japonês mítico, belíssimo e imperdível! A fotografia é outro ponto a favor, é música para os olhos.