terça-feira, 10 de julho de 2012

Lisa e o Diabo (Lisa e il Diavolo) - 1973

Sinopse: Lisa é uma turista em visita a uma antiga cidade. Quando ela se perde, acha uma velha mansão que lhe serve como pousada. Logo ela se envolve numa jornada maligna guiada por Leandro, o mordomo da mansão.


Direção: Mario Bava

Elenco:Alessio Orano
Alida Valli
Elke Sommer
Telly Savalas








 
Download:
 
 
Comentário: Após o sucesso comercial de Barão Blood (1972), foi concedido a Mario Bava liberdade criativa  para desenvolver seu próximo projeto. Mas, ao mostrar o resultado final, a carta branca foi revogada, pois distribuidores consideraram "Lisa e o Diabo" "difícil" demais para seus interesses comerciais. O diretor então foi forçado a modificar seu filme, e aproveitando-se do sucesso de "O Exorcista", a famosa picaretagem italiana entra em cena, e o enredo é modificado e torna-se uma cópia lastimável do filme de Friedkin. Lançado em 1975, ganhou o título "La Casa dell'Esorcismo", e foi justamente execrado pela crítica.
    Bava viria a morrer alguns anos depois, e não pôde receber os devidos elogios à sua verdadeira obra, assim como ocorreu com "Rabid Dogs", mas na década de 1980, "Lisa and the Devil" teve sua versão original lançada, e assim recebeu seu merecido reconhecimento como a obra-prima que é, um pesadelo filmado de forma magistral, cada plano uma obra de arte, personagens otimamente construídos, destacando-se  Leandro, que esconde-se confortavelmente sob a função mordomo, e diverte-se sendo o espectador e tireteiro de toda a desgraça vivenciada por Lisa.
   Considerado por alguns como a obra-prima de Bava, ainda não é tão conhecida hoje em dia, obviamente grande parte em decorrência de não ter sido lançado adequadamente, mas também culpa de cinéfilos que ainda não exaltam o nome de Bava o suficiente para elevá-lo ao patamar que merece. Aprecie.

Um comentário:

  1. Muito obrigada pela postagem! Belíssimo filme do mestre Mario Bava!

    ResponderExcluir

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.