domingo, 27 de maio de 2012

Beyond the Black Rainbow - 2010

Sinopse: Num futurístico ano de 1983, a jovem Elena vive aprisionada num laboratório experimental pelo enigmático Dr. Barry Nyle, que desenvolve uma complexa experiência psicológica. Nyle tem um objetivo místico-espiritual: a busca da “paz interior” por meio de uma delirante e alucinógena jornada em estilo LSD controlada por uma sinistra tecnologia à base de drogas.

Direção: Panos Cosmatos

Elenco: Sara Stockstad
Eva Allan
Scott Hylands
Michael Rogers





 
 
Download:
 
 
 
 
Comentário: Interessante filme canadense, dirigido por Panos (Panos, é.) Cosmatos (Panos Cosmatos, isso mesmo),  filho do falecido George Cosmatos, diretor de uma ou outra tranqueira cult da década de 80.  Mas o Cosmatos filho, por sorte, pouco lembra o pai,seu cinema é muito mais inteligente, e narrativamente parece um tantinho o Cronenberg de Videodrome. Impressiona a belíssima estética, com influências que vão de "2001 - Uma Odisséia no Espaço" e uso de cores à lá Argento - me refiro ao cara que dirigiu Suspiria, não esse clone maligno que usa seu nome e faz um monte de merda hoje em dia.

    Mas o melhor de tudo é a atmosfera retrô, trilha sonora e fotografia reproduzem o exato clima que marcou o cinema de décadas passadas, sem soar deslocado, é de fato como se tivesse sido feito na década de 70/80, e só agora seus negativos foram encontrados. Tem alguns problemas de ritmo, desfecho imbecil, e trama desnecessariamente intrincada (talvez para disfarçar o pouco roteiro), mas visualmente compensa não só seus próprios defeitos como também a escassez de filmes autorais com personalidade que somem cada vez mais no gênero. Uma ótima estreia, diretor de muito potencial, e filme com muito potencial para tornar-se cult futuramente.